segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Erasmo Carlos: 68 anos e novo disco


Erasmo Carlos , 68 anos e novo disco Produzido por Liminha, “Rock'n'Roll” traz 12 canções inéditas com guitarras no primeiro plano

Eramos Carlos comemora 49 anos de carreira com novo CD , ele completou 68 anos, 49 dos quais dedicados à música. Neste novo projeto não se tratou de um trabalho retrospectivo, como os que seus colegas de geração costumam fazer em datas como esta. Também não segue a linha da auto-homenagem.

Produzido por Liminha, o disco novo de Erasmo é novo mesmo. "Rock'n'Roll" traz 12 canções inéditas, todas compostas por ele sozinho ou com parceiros. E, como bem antecipa seu título, traz as guitarras de volta ao primeiro plano.
O mote roqueiro surge principalmente nos arranjos, mas também aparece verbalmente em "A Guitarra É uma Mulher", de Erasmo com Chico Amaral, letrista assíduo do Skank. "A ideia contraria o machismo dos caras do rock, que consideram a guitarra um símbolo fálico, emblema masculino de poder, do herói", diz o cantor.
"Quando a gente ressalta que ela é do sexo feminino, lembramos o carinho que o cara tem que ter com esse instrumento." O sexo feminino é mote recorrente na obra de Erasmo, que, em 1981, lançou um disco chamado simplesmente "Mulher". Em "Rock'n'Roll", elas aparecem em profusão.
"Eu gosto muito de usar a mulher ou o amor como pano de fundo nas músicas", diz. "Mas, mesmo nas mais românticas, coloco embutidos outros assuntos mais sérios, que muitas vezes ninguém percebe." A ecologia é um deles. No novo disco, ela surge na apocalíptica "Mar Vermelho", letra de Nando Reis. É o fim dos tempos como forma de libertação.

Músicas de reserva

Além de Reis, Amaral e do próprio Erasmo, os outros letristas do disco são Nelson Motta, Liminha e Patrícia Travassos. Todas as canções com esses novos parceiros foram feitas à distância, por e-mail. Só com Roberto o modo de compor continua o mesmo de antes. Encontram-se e fazem tudo juntos, letra e música, fundindo as ideias até que nem eles mesmos consigam definir depois quem contribuiu com o quê. Estão com três músicas novas prontas, que devem sair no próximo disco de Roberto.
Erasmo é compositor compulsivo. Leva o gravador para a cama, para o banheiro, para o avião, para os camarins. Sabe que tem de registrar qualquer ideia que surja, porque, minutos depois, ela pode escapar.
Além das faixas de "Rock'n'-Roll", tem, prontas ou por terminar, parcerias com Marcelo Camelo, Marisa Monte, Marcos Valle, que deve ser lançada no próximo CD de Simone, e Bia Mendes, vocalista da formação atual dos Mutantes.

Folha Online

Nenhum comentário: