Participamos de uma entrevista sobre Web Radios para o blog
do Jornalista Dum De Lucca - JUKEBOX http://www.dumjukebox.com.br/?p=2255
Jornalista há 31 anos, com passagens pelas TVs Cultura, SBT,
Manchete; rádios BR 2000, Band AM, USP FM (programa Radiografia); Editora
Globo, Centro Cultural São Paulo, Site Terra, Jornal da Tarde, Guitar Player,
Top Rock, freela em várias revistas, produtoras e assessorias. Hoje escreve
para as Revistas Melhor e Negócios da Comunicação e administra blogs, twitters
e facebooks de empresas, além claro do Jukebox
Uma das maiores contribuições do desenvolvimento tecnológico
para a comunicação foi o surgimento da web rádio. Tanto no Brasil como
no mundo a proliferação da ferramenta só cresce. Calcular quantas existem é
praticamente impossível, e claro isso está diretamente ligado ao quanto é
democrático e relativamente simples colocar uma na rede. Eu mesmo já participei
de alguns programas em rádios de conhecidos, e posso dizer que é muito bom.
Aliás, com a experiência de quem já atuou em todas as mídias como jornalista e
radialista, sem medo de ser feliz digo que a melhor delas é o rádio. Isso
porque, ele atua diretamente no imaginário, no tocante aos elementos racionais,
emocionais e sensoriais da pessoa.
Trabalhei em três rádios em São Paulo. A Brasil 2000
FM, antes mesmo de entrar no ar; na USP FM onde produzi e apresentei o programa
Radiografia por quatro anos e na Band AM, quando produzi um sobre mídia e
mercado. Sempre disse aos meus alunos: “O rádio é o mais fascinante
e gostoso jeito de se trabalhar com comunicação, pois incide no inconsciente e
atua na criatividade mais do que nenhum outro”. O papel do rádio, pode ser
pensado a partir de diversas relações que envolvem o meio, a produção e o
receptor. Para o ouvinte, é como se um amigo abstrato tocasse em seu ombro e
oferecesse um conforto que a própria sociedade lhe nega.
Na web elas existem para todos os gostos, e vão desde as
religiosas até as punks, passando por música eletrônica, classic rock,
flash back e hip hop. Dessa forma, pensando em como o rádio pode ser mágico e
revelador, convidei três profissionais que mantem programas de rock na web,
sendo que um deles também veicula pelo dial normal, para falarem do privilegio,
das dificuldades e da gana em produzir em um universo tão abrangente que abraça
o mundo.
O chapa Roberto Maia, ex-diretor da Brasil 2000 FM, que hoje
tem um programa na 89 FM-, com sua Jukebox (curiosamente xará do
blog); o agitador cultural Renato Menez, idealizador e diretor da Stay
Rock Brazil, uma incrível plataforma que prima pela diversidade dentro do rock
e tem colaboradores Brasil afora e eclético Cristiano Viteck, que com seu
tradicional Garagem inunda o sul do país com o melhor do rock e pop.
Ai vocês, leitores, vão perguntar por que só três rádios no post. Simples. O
tema é vasto e preferi restringir em número para aprofundar na pauta. Isso não
é um texto com pretensões de auferir dados, estatísticas, ou coisa parecida.
Apenas são as impressões, ideias e sentimentos de quem faz e entrega o produto
aos ouvintes, e nem sempre tem o feedback. Reproduzo as entrevistas
separadamente e em sua totalidade, sem cortes.
STAY ROCK BRAZIL
Um breve perfil da rádio. Conceito, grade, ouvintes.
A Rádio Web Stay Rock Brazil foi fundada em 2008 com a
intenção de apresentar o segmento do rock n roll em todas suas vertentes, dando
ênfase no nosso rock nacional, tendo o maior objetivo de todos que é a
divulgação do trabalho do artista. Com uma programação diferenciada com pessoas
que gostam de fazer radio, colocando um segmento de programa para cada
vertente do rock (Classic Rock, Progressive, Blues, Metal, etc) com os
programas que são semanais e quinzenais que passam todas as noites de segundas
as sextas – feiras. A grade fica 24 horas no ar e possui uma grade com
clássicos, lançamentos e muito rock underground nacional. Com este conceito com
o foco no ROCK de qualidade levará assim boa música a todos seus ouvintes e
frequentadores.
Como é fazer rádio web, quais são as facilidades,
dificuldades e principais diferenças para a tradicional. Desde a programação
até a tecnologia.
A ideia de ter uma rádio on line, foi de ser rádio como é
feito em FM. A facilidade que encontramos em uma rádio web, é que podemos ter
colaboradores de toda a parte do Brasil e do mundo, pois se usa a internet
com uma tecnologia (no meu caso importado do EUA) que é um software que
executa a transmissão e que faz a programação de músicas. A interatividade com
o site no qual se escuta, é outro diferencial, tanto em AM quanto em FM, usam a
interação como forma de chamar a atenção dos ouvintes para participar da sua
programação. Na rádio web você abre possibilidade muitos maiores, porque você
já está conectado e pode participar através de seu site com e-mails, salas de
bate-papo virtuais (chats), recados, enquetes, além de fornecer dados da
programação com fotos de colaboradores e equipe podendo inclusive
manter lojas virtuais, enfim, usando a tecnologia e interface a seu favor.
Porém, o grande problema ainda no Brasil é a nossa conexão, o serviço de
internet oferecido no país é lento e caro. Um dos problemas da internet
brasileira identificados pelo Idec é a falta de informação sobre o serviço
contratado. E a principal vilã é a variação na velocidade: como nenhum provedor
garante 100% da velocidade contratada, alguns ouvintes podem não conseguir
acessar e escutar uma rádio on line. Na própria transmissão também podem
acontecer algumas quedas de “buffer” que são mecanismos muito utilizados
em especial nas aplicações de streaming. Tudo isso tem custo,
necessita de investimentos e nesta questão também pode ter uma variação, quanto
mais profissionalizar, mais se gasta, pois tem que manter uma estrutura
necessária para o crescimento da rádio. No nosso caso mantenho um pequeno
estúdio com um alicerce de equipamentos e tenho pretensões de profissionalizar
cada vez mais. Mas não se compara aos custos de uma rádio FM que além de não
ser nada fácil conseguir a concessão é caríssimo !!
Como se dá o opinião e relacionamento com os ouvintes e
aferição de audiência?
O futuro do rádio é o streaming, pois pode ser acessada por
um ouvinte em qualquer parte do mundo, sendo assim, a maior parte deste
relacionamento, além do site interativo, são as mídias sociais que são
eficientes ferramentas de divulgação, Com o aumento considerado de internautas
no Brasil e consequentemente as redes sociais, a maioria das emissoras
de rádio estão se adequando a nova linguagem e por isso que o ouvinte que
escutava radio convencional está migrando cada vez mais para a internet. Essa
foi à principal conclusão de um estudo feito pela consultoria Mediaedge, que
revelou um crescimento de 104% da audiência de rádios na web entre os anos de
2002 e 2010. A Rádio Stay Rock Brazil utiliza muito esta ferramenta, sendo o
principal meio de comunicação imediata com seus ouvintes com quem compartilham
conosco. Geralmente onde os sites ficam hospedados, lhe oferecem uma ferramenta
de análise de tráfego e consumo de conteúdo transmitido ao vivo por onde o
serviço permite mostrar quantos ouvintes estão on line e dados como frequência
média, tempo total, etc.
O público de rádio web é diferente em que, se é que é?
Não observo muita diferença entre o público da radio
convencional e da internet. Acredito que as rádios on line trazem mais
possibilidades, pois mesmo no trabalho, em casa ou em qualquer lugar de acesso,
a interação existe. As pesquisas mostram que as audiências das rádios Fms estão
caindo e muitas, quase todas, já utilizam a transmissão on line, onde conseguem
em alguns picos , mais audiência do que no Dial. Tem a questão da fidelidade e
identificação, é o que acontece muito conosco, ouvintes fieis que curtem a
programação da grade, dos colaboradores, é muito satisfatório receber dezenas
de e-mails de todos os cantos do País e inclusive de países como a Inglaterra,
França, Argentina, Chile e até da Rússia, nos encaminhando material, solicitando
algum prêmio. Esta, aliás é a maior satisfação que podemos ter quando se faz um
projeto totalmente independente.
O Brasil não é um país de rock, outros gêneros estão entre
os mais ouvidos e movimentam mais dinheiro. O quanto isso pesa na parte comercial
da rádio rock web?
A ideia de se fazer uma rádio rock, vem da paixão mesmo pelo
estilo musical. Aqui em São Paulo, para se ter uma ideia, quando fundei a radio
há cinco anos, só existia uma rádio de rock na FM , que me cansava a por ter
músicas tão obvias e repetitivas. Foi pesquisando e consultando amigos que tive
a iniciativa de criar a radio on line. O Rock por ser um estilo muito
segmentado, realmente não consegue competir com as rádios populares, nem se
compara a questão da audiência, mas o público de rock se identifica e
logicamente a se abrem possibilidades de abertura comercial. Os anunciantes já
sabem que a internet potencializa os anúncios. Ter um novo canal disponível
para oferecer pode fazer a diferença.
Nessa fique à vontade para escrever o que quiser.
Primeiramente, agradecendo ao espaço cedido do mestre Dum de
Lucca, e não posso deixar de agradecer todos os Colaboradores e DJs da radio,
que se disponibilizam para fazer da Radio Web Stay Rock Brazil uma radio séria,
competente e que traz o rock como entretenimento as pessoas que amam o estilo.
Rock é atitude, Rock é interação !!Um grande abraço!!
Renato Menez – Diretor
Conheçam a nossa equipe:
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